08 março 2010

"Salvação Eterna"

A salvação do crente genuíno é um ato irrevogável! uma vez salvo, salvo para sempre! uma vez filho de Deus, é filho para sempre, e não bastardo (Jo.1:11-13; Rm.11:29; Hb.12:6-8; 1Jo.3:1,2).

A doutrina da salvação eterna do crente genuíno tira o medo e a dúvida do coração do homem, infundindo nele a confiança e a esperança; elimina os nocivos “ventos de doutrina”, fornecendo-lhe a segurança e fortaleza no conhecimento da verdade.

Leiamos alguns textos bíblicos que nos ensinam a segurança eterna do cristão:

1. "O qual também nos selou e nos deu como penhor o Espírito em nossos corações" (2ª Co.1:21-22). Deus, em Jesus Cristo, nos deu do seu Espírito (v.21). O ato de selar é uma forma de segurança contra a abertura de documentos. Assim, os que estão em Cristo, têm este selo do Espírito Santo que garante a sua propriedade divina. Seu destino final é a nossa morada nos céus (Dn.6:17; - Ef.1:13-14) "(...) Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra a verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele crido também, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória" - A palavra “penhor” significa “garantia; segurança” (2ª Co.5:5; Ef 1:14), isto é, garantia de tudo quanto está envolvido na salvação. Pelo selo do Espírito Santo, no espírito e alma do homem regenerado, há uma transformação interior, mudando-o "de um ímpio pecador, em um santo adorador". Ele garantiu possessão final e completa de tudo o que a vida eterna significa.

2. "Porque eu sei em quem tenho crido e estou bem certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia". 2ª Tm. 1:12. O apóstolo está convicto, não tem dúvidas, não tem receio, tem fé! Sabe que Ele é poderoso e tem toda autoridade nos céus e na terra (Mt.28:18). A vida que é entregue a Deus está segura em suas mãos. Deus é quem a está guardando e este depósito, ninguém o pode confiscar. A expressão “até aquele dia” é muito séria, e nos faz lembrar das palavras de Jesus aos seus discípulos: "Mas não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus" (Lc. 10:20). Alegrai-vos! é a ordem do Senhor! O que nos resta fazer? Exultar! Portanto, exultem cidadãos do céu! No céu não tem borracha, nem apagadores, nem revisores de texto. Se o seu nome foi escrito no céu, no livro da vida do cordeiro, - Ap. 21:27: "E não entrerá nela coisa alguma que contamine, e cometa abominaçao e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro" - você já está relacionado como um morador da Nova Jerusalém, e ninguém pode mudar este fato! Como filho de Deus você já pertence ao aprisco celestial do Bom Pastor, (Jo 10.9-16). Como está escrito: "As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém arrebará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e nimguém pode arrrebatá-las da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um". Portanto, a ovelha nasce, vive e morre como ovelha, porque tem a natureza de ovelha e não de cão ou de porca lavada que gosta da lama, é uma questão de natureza diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário